Publicidade
Doença de Crohn, Evaristo Costa, cordão girassol, deficiências ocultas, acessibilidade, inclusão, saúde intestinal, inflamação crônica, direitos das pessoas com deficiência, visibilidade, empatia, constrangimento público, banheiro acessível, relato pessoal, saúde invisível.
Foto reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

Doença de Crohn: condição rara expõe pessoas a constrangimentos!
O jornalista Evaristo Costa usou recentemente as redes sociais para relatar momentos delicados que viveu por causa da doença de Crohn, uma inflamação intestinal crônica que não tem cura e pode causar sangramentos, diarreia intensa e dores.
Em um dos episódios, durante um voo, Evaristo contou que precisou usar o banheiro com urgência, mas não conseguiu por causa da fila.
“Eu não consegui passar na frente. Constrangimento enorme, não preciso dizer o que aconteceu”, desabafou.
Outro momento difícil aconteceu em um restaurante, quando foi barrado ao tentar usar o banheiro.
“Ele disse que eu só poderia usar o banheiro se consumisse”, relembrou Evaristo. “Perguntei: ‘Posso primeiro usar e depois consumir?’ A resposta foi não.”
Para evitar situações embaraçosas, pessoas com deficiências ocultas — condições que não são visíveis, mas exigem cuidados — têm recorrido ao cordão girassol, um símbolo internacional que indica necessidade de atenção especial em alguns locais.
“Ninguém é obrigado a usar esse cordão para ter seus direitos garantidos. Mas ele ajuda a comunicar rápido”, explicou o jornalista.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu