Publicidade
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realiza ao longo de setembro uma série de capacitações voltadas aos servidores...
Créditos: Reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realiza ao longo de setembro uma série de capacitações voltadas aos servidores e colaboradores da Rede de Atenção à Saúde, em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio. As atividades incluem palestras e encontros voltados ao fortalecimento da saúde mental dos profissionais que atuam no município.

A primeira ação acontece nos dias 9 e 10 de setembro, com o tema “Rede de Atenção Especializada: RAPS – Construindo pontes para o cuidado resolutivo”. O encontro, que reunirá representantes de todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade, será realizado no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no bairro Mirim, em quatro períodos, para atender o maior número possível de servidores sem prejudicar os serviços oferecidos à população.

“Queremos promover integração entre CAPS e Atenção Primária, alinhando protocolos e fluxos de atendimento e fortalecendo a autonomia e o bem-estar do usuário por meio de um cuidado integrado”, destacou Hilda Maria Ferreira Jaguary Dias, diretora do CAPS II Boqueirão.

Outros encontros abordarão os temas “Sinais que falam baixo: Identificando e acolhendo quem precisa” (16 e 17/09) e “Saúde do Trabalhador: Humanizar para humanizar” (23 e 24/09). As inscrições são exclusivas para profissionais da Rede de Atenção à Saúde.

Para a psicóloga Ana Cristina Zordan Rani Yonamine, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), as capacitações fortalecem não apenas o atendimento, mas também o bem-estar dos próprios profissionais. “O Setembro Amarelo nos convida a refletir sobre a importância do autocuidado e do acolhimento no cotidiano do trabalho. Investir em ações de educação permanente é essencial para que os servidores estejam preparados para oferecer um cuidado integral e efetivo”, afirmou.

A rede de saúde de Praia Grande conta com 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e quatro CAPS, além das Academias da Saúde, que oferecem atividades de promoção ao bem-estar físico e mental.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu