O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, esteve nesta segunda-feira (18) no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, para uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O principal objetivo do encontro foi discutir possibilidades de um acordo de paz que encerre o conflito com a Rússia.
Após a conversa bilateral, Trump receberá líderes do Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Finlândia, além de representantes da União Europeia e da Otan, para uma reunião conjunta na Sala Leste da residência oficial americana. A expectativa é que os países europeus reforcem seu apoio a Zelensky neste momento considerado diplomático e decisivo para o rumo da guerra.
A diplomacia europeia busca evitar qualquer desgaste entre Trump e Zelensky, como ocorreu durante o tenso encontro entre ambos no início do ano, em fevereiro, também no Salão Oval.
A reunião marca mais um esforço internacional para encontrar uma saída negociada para o conflito, que já dura mais de três anos e tem provocado graves consequências humanitárias e econômicas.