|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Baixada Santista – Um homem morreu na manhã deste sábado (27) após ser atacado por um enxame de abelhas enquanto realizava a limpeza de um terreno em Guarujá, no litoral de São Paulo. A vítima chegou a ser socorrida inconsciente pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Pronto-Socorro de Vicente de Carvalho, mas não resistiu aos ferimentos.
O caso ocorreu por volta das 9h20, na Rua Agenor de Assis, na Vila Itapema. Equipes de resgate foram acionadas para atender a ocorrência e iniciaram imediatamente os primeiros socorros após a chegada ao local.
Vítima foi socorrida, mas não resistiu
De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas viaturas participaram do atendimento. A vítima havia sido atacada por diversas abelhas enquanto capinava um terreno.
Imagens registradas por testemunhas mostram o momento em que o homem é colocado em uma maca e levado até a ambulância para ser encaminhado à unidade de saúde. Apesar dos esforços das equipes de resgate, ele morreu após dar entrada no hospital.
Até o momento, a identidade da vítima não foi divulgada.
Prefeitura reforça orientações sobre manejo de abelhas
Em nota, a Prefeitura de Guarujá lamentou a morte do morador e informou que o Grupo de Defesa Ambiental de Guarujá (GDA), vinculado à Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon), é o órgão responsável pelo atendimento de ocorrências envolvendo enxames de abelhas no município.
Segundo a administração municipal, não havia registro de solicitação para remoção de colmeia no local onde ocorreu o ataque.
A prefeitura também destacou que as abelhas desempenham papel essencial para o equilíbrio ambiental e que a eliminação dos enxames é proibida pela legislação ambiental brasileira.
Remoção deve ser feita por equipes especializadas
Conforme a administração municipal, a remoção de colmeias deve ser realizada apenas por profissionais capacitados, normalmente durante o período noturno, quando as abelhas permanecem agrupadas na colmeia. Durante o dia, os insetos ficam mais dispersos em busca de pólen, o que dificulta o manejo seguro.
A orientação é que moradores nunca tentem remover ou destruir enxames por conta própria. Em casos de risco, a recomendação é acionar a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153 para que equipes especializadas realizem a avaliação e, quando necessário, a realocação da colmeia.
A legislação ambiental brasileira prevê a proteção das abelhas devido à sua importância para a polinização e para a manutenção dos ecossistemas.
