(foto: divulgação/ Asscom/Hosp. Mário Palmério)
(foto: divulgação/ Asscom/Hosp. Mário Palmério)
Getting your Trinity Audio player ready...

Paciente de 63 anos teve órgãos captados após diagnóstico de morte encefálica; procedimento foi marcado por homenagem e mobilização das equipes de saúde.

Uma família autorizou a doação de órgãos de uma paciente de 63 anos internada no Hospital Regional, em um ato de solidariedade que possibilitou a realização de um procedimento de captação de múltiplos órgãos.

A confirmação de morte encefálica ocorreu no dia 24/06/2026, dando início aos protocolos necessários para a doação, com acompanhamento das equipes médicas e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott).

Nesta quinta-feira (25), a paciente foi homenageada no “corredor de honra” da unidade, recebendo aplausos de profissionais de saúde antes de ser encaminhada ao Hospital de Clínicas da UFTM, onde ocorreu o procedimento.

De acordo com a direção do hospital, a autorização familiar foi fundamental para viabilizar todas as etapas do processo, que exige rigor técnico e coordenação entre equipes médicas.

O diretor administrativo da Sociedade Educacional Uberabense, Frederico Ramos, destacou o empenho dos profissionais envolvidos e o acolhimento prestado à família durante o momento de despedida.

A instituição também reforçou a importância da conversa em vida sobre o desejo de ser doador, já que a autorização depende exclusivamente da família no momento do óbito.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 78 mil pessoas aguardam na fila por um transplante no Brasil. O tema ganha destaque no Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado em 27 de setembro.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu