|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os pedágios do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) terão reajuste a partir do dia 1º de julho de 2026, após homologação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). O aumento médio é de 4,91%, seguindo atualização anual prevista nos contratos de concessão das rodovias estaduais.
Com o reajuste, a tarifa das rodovias Anchieta (SP-150) e Imigrantes (SP-160) passa de R$ 38,70 para R$ 40,60, mantendo o trecho como o mais caro do país.
Segundo a Artesp, o novo valor entra em vigor à meia-noite do dia 1º de julho e vale para veículos de passeio e comerciais.
Além das principais rodovias do sistema, outras praças também terão reajustes. Na Rodovia Cônego Domênico Rangoni (km 250, Santos), a tarifa sobe de R$ 18,30 para R$ 19,20, enquanto na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (km 280, São Vicente) o valor passa de R$ 10,90 para R$ 11,40.
A concessionária também prevê mudanças no modelo de cobrança nos próximos anos, com a substituição das praças físicas por pórticos no sistema free flow, que registra a passagem dos veículos de forma automática.
Atualmente, a cobrança é feita apenas em determinados pontos, mas com a mudança, o valor deverá ser dividido entre os sentidos da viagem, tanto na subida quanto na descida da serra.
O reajuste impacta diretamente motoristas que utilizam o sistema para deslocamento entre a capital paulista e a Baixada Santista, especialmente em períodos de maior fluxo.
