Publicidade
Operação apreende 13 mil cigarros eletrônicos ilegais no Centro de São Paulo
Foto Polícia Federal
Getting your Trinity Audio player ready...

Uma operação conjunta da Receita Federal e da Anvisa apreendeu cerca de 13 mil cigarros eletrônicos comercializados ilegalmente no Centro de São Paulo nesta terça-feira (23). A ação, batizada de Operação Rede de Fumaça, também resultou na apreensão de aproximadamente 450 celulares e outros produtos irregulares.

A ofensiva faz parte de uma operação nacional de combate ao comércio e à distribuição de cigarros eletrônicos e cigarros convencionais ilegais. Somente na capital paulista, a fiscalização ocorreu em um shopping da região central, onde nove lojas foram vistoriadas.

Segundo a Receita Federal, os cigarros eletrônicos estão entre os principais produtos contrabandeados por organizações criminosas. Em 2025, o setor já aparece entre os maiores volumes de apreensão do país, movimentando cifras milionárias.

Durante a operação, também foram encontrados outros itens irregulares, como ampolas de tirzepatida, medicamento sem autorização de comercialização no Brasil e que estava armazenado de forma inadequada, representando risco à saúde.

A estimativa preliminar é de que o valor total das mercadorias apreendidas ultrapasse R$ 6,5 milhões.

De acordo com os órgãos envolvidos, a ação tem como objetivo reduzir a circulação de produtos proibidos, proteger a saúde pública e enfraquecer redes de contrabando que utilizam a mesma logística para distribuição de diferentes tipos de mercadorias ilegais.

A operação contou com mais de 150 servidores da Receita Federal em todo o país e também teve apoio da Anvisa e de órgãos de segurança e vigilância sanitária.

Os cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil desde 2009 pela Anvisa, e sua venda configura crime de contrabando.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Destaques ISN

Relacionadas

Menu