|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Mandato 2023/2025 foi marcado por crescimento de associados, criação de frentes setoriais e fortalecimento do melhoramento genético
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) esteve em pauta durante visita institucional realizada nesta quinta-feira (18) à Secretaria do Agronegócio. O presidente da entidade, Gabriel Garcia Cid, que encerra seu mandato no próximo dia 31 de dezembro, apresentou um balanço das principais ações desenvolvidas ao longo da gestão 2023/2025.
Recebido pelo secretário do Agronegócio, Luís Renato Tiveron, e pelo secretário adjunto Rafael Guaritá, Cid destacou como uma das principais conquistas a criação da Frente das Associações de Bovinos do Brasil (FABB). A iniciativa reúne 21 entidades delegadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para execução do serviço de registro genealógico, além de atuar na defesa de pautas técnicas, políticas e de comunicação em favor dos produtores.
Outro ponto ressaltado foi o crescimento de 5,1% no número de associados da ABCZ, que ultrapassou a marca de 26 mil membros. A gestão também ficou marcada pela criação da Diretoria de Pecuária Leiteira, pela realização da ExpoLeite, pela fundação do PMGZ Carne e pela instalação dos nove primeiros Pontos de Apoio da ABCZ em diferentes regiões do país.
Durante o encontro, Tiveron agradeceu a visita e destacou a parceria histórica entre Uberaba e a ABCZ, reforçada recentemente com o lançamento do Programa Uberaba Mais Genética, ocorrido no último dia 9 de dezembro. A iniciativa tem como objetivo beneficiar pequenos produtores com melhoramento genético dos rebanhos.
Por meio do programa, a ABCZ realizou a doação inicial de 500 doses de sêmen, além de disponibilizar sua expertise técnica nas áreas de melhoramento e registro genealógico.
Também participaram da reunião o diretor da ABCZ Rodrigo Abdanur, o gerente Alessandro Pagliaro e o chefe da Seção de Desenvolvimento Rural da Sagri, Abílio Nasser.
