|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Prefeitura de Uberaba publicou nesta sexta-feira (19) o edital de licitação para a obra de captação de água do Rio Grande, um dos projetos mais aguardados do Programa Desenvolve Uberaba. Coordenada pela Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas), a licitação marca o início da concretização da segunda fonte de abastecimento da cidade, garantindo segurança hídrica para os próximos 50 anos.
A concorrência internacional será por menor preço global e o edital já está disponível nos diários oficiais do Estado, da União e no jornal Porta-Voz. A obra inclui a construção da estrutura de captação, sistemas de bombeamento (baixo e alto recalque), uma estação de tratamento de água (ETA) no bairro Recreio dos Bandeirantes e 28 km de adutoras.
“Estamos vencendo mais uma etapa deste importante projeto, resultado de muito planejamento. A obra do Rio Grande será grande e complexa, e representa o futuro do nosso abastecimento”, destacou a prefeita Elisa Araújo.
Com capacidade inicial para tratar 600 litros por segundo, a ETA poderá ser ampliada para até 900 l/s. As empresas interessadas poderão apresentar propostas até 5 de fevereiro de 2026, com previsão de homologação no final do mesmo mês. A execução deve ocorrer em até 48 meses após o início.
Outro passo importante foi a homologação da empresa gerenciadora do programa: a japonesa Nippon Koei, uma das maiores do setor de engenharia e consultoria. Ela será responsável pela coordenação técnica, estratégica e administrativa de todas as frentes do Desenvolve Uberaba.
“Depois de concluir as licitações das empresas supervisora e gerenciadora do programa, agora seguimos o cronograma com a publicação destas novas licitações que são o pontapé para o início das obras da captação no Rio Grande”, afirmou Rui Ramos, presidente da Codau.
Além disso, foi lançado edital para aquisição de 28 km de tubulação de aço carbono de 900 mm, via pregão eletrônico internacional, com valor estimado de R$ 132 milhões. A compra direta dos insumos via licitação deve gerar economia de recursos.
O Sistema de Abastecimento do Rio Grande é a maior obra do Programa Desenvolve Uberaba, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O pacote de investimentos também inclui a Estação de Tratamento de Esgoto IV, ciclovias, revitalização da Rua Artur Machado e da Rua do Comércio, além de ações urbanas e ambientais em diversas regiões da cidade.
