Publicidade
Foto: Radio ON FM
Foto: Radio ON FM
Getting your Trinity Audio player ready...

Medida prevê isenção de IPTU em 2026 e desconto na conta de água para imóveis atingidos

A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, decretou nesta terça-feira (16) situação de emergência no município em razão das chuvas extremas que atingiram a cidade. Segundo a administração municipal, o volume registrado caracteriza um evento climático raro, com recorrência estimada de uma vez a cada 143 anos. O decreto terá validade inicial de três meses.

Com a medida, os órgãos municipais passam a atuar de forma integrada para agilizar ações de resposta, assistência às famílias afetadas e recuperação das áreas atingidas por alagamentos e enchentes.

Entre os anúncios feitos pela prefeita, está a isenção do IPTU de 2026 para proprietários de imóveis que sofreram danos durante o período de vigência do decreto. Para ter acesso ao benefício, os interessados deverão preencher um requerimento junto à Prefeitura, que fará a análise dos casos.

Outra medida anunciada diz respeito às contas de água e esgoto. Os imóveis atingidos terão desconto na fatura, com a Cesama autorizada a cobrar a média de consumo dos últimos 12 meses. A iniciativa busca evitar que o aumento no uso de água, necessário para limpeza e recuperação dos imóveis, gere impacto financeiro adicional aos moradores.

A Prefeitura informou que novas orientações sobre os procedimentos para solicitação dos benefícios serão divulgadas nos próximos dias, enquanto seguem as ações de atendimento emergencial e monitoramento das áreas de risco.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu