Publicidade
(foto: divulgação/ Secom/ PMU)
(foto: divulgação/ Secom/ PMU)
Getting your Trinity Audio player ready...

Evento reuniu profissionais e discutiu desafios contemporâneos e novas formas de cuidado em rede

A cidade de Uberaba esteve presente no Simpósio de Saúde Mental em Araxá, que reúne profissionais da área, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas. O diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Marçal, participou nesta quinta-feira (9) de uma mesa-redonda sobre os desafios e perspectivas atuais no cuidado em saúde mental. O evento segue até esta sexta-feira (10).

Com o tema “Saúde mental em rede: desafios contemporâneos e novas perspectivas de cuidado”, o simpósio propôs reflexões sobre o fortalecimento do trabalho em rede, o cuidado humanizado e a valorização da vida. Segundo Marçal, o encontro abordou desde casos de menor complexidade até situações graves, destacando também questões sociais que interferem na saúde mental, como vulnerabilidade, desorganização familiar e violação de direitos.

Para o diretor, o adoecimento psíquico não pode ser entendido de forma isolada. “A doença é resultado de contextos de privações, violência e negação de direitos básicos. Por isso, o cuidado deve envolver outras políticas públicas, como habitação, alimentação, renda e educação”, afirmou.

Também participaram do simpósio representantes da Rede de Atenção Psicossocial de Uberaba, além de equipes das cidades de Uberlândia, Ibiá, Sacramento e Iturama.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu