Publicidade
“O Agente Secreto” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026
Foto: Divulgação/Victor Jucá
Getting your Trinity Audio player ready...

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (15) que o longa “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional.

O thriller político estreou em maio no Festival de Cannes, onde se destacou como a produção mais premiada da edição, levando os prêmios de Melhor Direção, Melhor Ator e o reconhecimento da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci). Desde então, tem percorrido festivais internacionais na Europa, América do Norte, Oceania e América Latina, acumulando visibilidade e consolidando-se como um forte candidato na temporada de premiações.

Ambientado no Recife de 1977, “O Agente Secreto” acompanha a história de Marcelo, especialista em tecnologia que retorna à cidade natal em busca de paz, mas acaba envolvido em uma trama de tensão política. O elenco conta com Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho.

No Brasil, a primeira exibição ocorreu em 10 de setembro, em Recife, cidade natal do diretor e onde a trama se passa. O longa também abriu o Festival de Brasília e passará por outros eventos nacionais, como o Olhar do Norte, em Manaus (16/9), o Maranhão na Tela (18/9), o CineBH (23/9), o Cine Ceará (24/9) e o Festival do Rio. A estreia oficial nos cinemas brasileiros está marcada para 6 de novembro, com distribuição da Vitrine Filmes.

Como é feita a escolha do representante brasileiro


A Academia Brasileira de Cinema forma uma Comissão de Seleção composta por 15 membros, entre profissionais do setor eleitos e indicados pela diretoria. Os critérios exigem que o filme candidato seja lançado comercialmente no Brasil entre 1º de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025, com exibição mínima de sete dias consecutivos em salas de cinema. Obras exibidas em televisão ou plataformas de streaming antes desse período ficam impedidas de concorrer.

Com o anúncio, “O Agente Secreto” inicia oficialmente sua corrida rumo ao Oscar, podendo repetir o feito de “Ainda Estou Aqui”, que recentemente fez história na premiação.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu