Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Governo do Brasil autorizou a nomeação de 460 novos servidores e servidoras para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A medida foi oficializada nesta segunda-feira, 8 de setembro, por meio da Portaria MGI Nº 7.522/2025, publicada no Diário Oficial da União e assinada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
As nomeações abrangem dois cargos de nível superior: 130 vagas para Analista Administrativo e 330 para Analista Ambiental. A convocação dos aprovados está condicionada à existência de vagas no momento da nomeação e à compatibilidade orçamentária e financeira, conforme declarado pelo ordenador de despesa do próprio Ibama.
A realização do concurso foi autorizada em agosto de 2024 e faz parte das ações do governo federal para fortalecer a capacidade institucional do Ibama. O objetivo é ampliar sua atuação na execução de políticas ambientais, fiscalização, licenciamento e monitoramento de recursos naturais em todo o território nacional.
Cabe agora ao Ibama dar andamento às etapas seguintes do processo, incluindo a publicação dos editais e atos administrativos necessários para viabilizar as nomeações.
Com o reforço técnico e administrativo, espera-se um aumento na eficiência das ações de proteção ambiental conduzidas pelo instituto.