Getting your Trinity Audio player ready...
|
Um prédio residencial de 14 andares na Cidade de Gaza, veio abaixo ao ser atingido por três mísseis lançados por Israel. O ataque faz parte de uma nova fase da ofensiva israelense contra o Hamas, que segue firme na região mais populosa do território palestino.
O edifício Mushtaha era o segundo mais alto da Faixa de Gaza e estava localizado ao lado de um campo de refugiados, com centenas de tendas.
A operação foi confirmada pelo exército israelense sob alegação de que o prédio estava sendo usado pelo Hamas para coordenar ataques. Militares alegam que foram tomadas medidas para evitar vítimas civis, o que gera controvérsia, uma vez que a área é densamente habitada.
O ataque está inserido em uma nova ofensiva terrestre de Israel, em local onde vivem mais de um milhão de pessoas. O governo de Benjamin Netanyahu afirma que essa região é o último reduto do Hamas. Tropas israelenses afirmam ter controle de 40% da cidade e prometeram intensificar os combates nos próximos dias.
A guerra completa quase dois anos. Começou em 7 de outubro de 2023, quando segundo dados israelenses, militantes do Hamas atacaram o sul de Israel, matando cerca de 1.200 pessoas e sequestrando 251 civis e soldados. Desde então, Gaza entrou em colapso. Mais de 64 mil palestinos morreram, ruas inteiras viraram escombros, e a população vive uma crise humanitária sem precedentes.