Tarcísio sugere slogan “40 anos em quatro” e defende enxugamento da máquina pública

Tarcísio sugere slogan “40 anos em quatro” e defende enxugamento da máquina pública

Compartilhe

Durante participação em um evento com empresários nesta segunda-feira (25), na capital paulista, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), evitou se colocar explicitamente como pré-candidato à Presidência da República, mas deu sinais claros do tom que uma eventual campanha de centro-direita poderia adotar em 2026.

Questionado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do Progressistas, sobre qual seria o lema de um futuro governo, Tarcísio sugeriu um slogan inspirado em Juscelino Kubitschek: “40 anos em quatro”, numa referência direta à famosa promessa de JK de realizar “50 anos de progresso em cinco”.

“Esse cara impulsionou a indústria, interiorizou e construiu o Brasil. Ele construiu uma cidade que hoje é a nossa capital em três anos. Então, um líder disruptivo, uma pessoa que pensou o futuro, que implantou bases para a gente dar um salto subsequente. Não sei qual vai ser o lema de um novo governo, mas eu sei que a gente precisa fazer pelo menos 40 anos em quatro. Isso está muito claro”, afirmou o governador.

Além da simbologia do slogan, Tarcísio apresentou ideias que refletem uma agenda liberal com foco em desenvolvimento, desburocratização e responsabilidade fiscal. Ele defendeu a redução do número de ministérios como medida para enxugar a máquina pública e citou o exemplo da Argentina, que atualmente opera com apenas nove pastas.

“Podemos começar diminuindo o número de ministérios, que é enorme e desnecessário. Imagina a quantidade de cortes que eles conseguiram fazer”, declarou.

Tarcísio também defendeu medidas como a desindexação da economia, a revisão de benefícios tributários e uma maior harmonia institucional com o Congresso. Segundo ele, é necessário evitar retrocessos em reformas como a trabalhista e a previdenciária.

O evento terminou com Ciro Nogueira arrancando risadas da plateia ao pedir sugestões de nomes para representar a direita nas eleições de 2026 — deixando no ar a possibilidade do governador paulista ser um dos principais nomes do campo conservador na disputa.

As declarações de Tarcísio reforçam sua posição como figura central no debate político nacional e ampliam especulações sobre seu futuro eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *