O Movimento Audiovisual da Baixada Santista (MABS) realiza, entre os dias 27 e 29 de agosto, a 16ª edição da Mostra MABS, em Santos (SP). O evento, gratuito, será realizado no Teatro Guarany e no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), com exibição de 14 curtas-metragens regionais, debates, fórum e o lançamento da plataforma CINEMABS.
A abertura acontece na quarta-feira (27), às 19h, no Teatro Guarany, com o Fórum Audiovisual da Baixada Santista, que terá como tema “O Filme Está Pronto. E Agora?”. O encontro contará com a participação do ator e pesquisador Eduardo Bordinhon, do cineasta Tiago A. Neves, da atriz e diretora Thays Villar e do produtor cultural Ricardo Vasconcellos, sob mediação da cineasta Raquel Pelegrini. Na mesma noite será lançada a CINEMABS (www.cinemabs.com.br), plataforma que reúne banco de profissionais do setor audiovisual da região.
Na quinta-feira (28), o Teatro Guarany será palco da exibição dos 14 curtas selecionados entre 81 inscritos, em duas sessões, às 19h30 e 21h30. Após as sessões haverá a entrega do Troféu Toninho Dantas e a “Festa do Cinema”, com discotecagem da DJ Iasmin Alvarez.
O evento prestará homenagens à coordenadora do Instituto Querô, Tammy Weiss, ao secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal, e ao jornalista e crítico de cinema Carlos Cirne (in memoriam).
O encerramento será na sexta-feira (29), às 19h, no MISS, com um debate entre realizadores e curadores. Na ocasião, também haverá o lançamento online dos curtas exibidos na Mostra, que ficarão disponíveis na plataforma CINEMABS até o dia 31 de agosto.