O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta sexta-feira (15) o presidente da Rússia, Vladimir Putin, com tapete vermelho, aplausos e cordialidade no Alasca. O encontro entre os dois líderes acontece na base militar Elmendorf-Richardson, em Anchorage, e tem como pauta principal a busca por um cessar-fogo no conflito entre Rússia e Ucrânia.
A recepção foi marcada por gestos simbólicos e uma coreografia diplomática. Trump bateu palmas para Putin enquanto o aguardava na pista de pouso, logo após a chegada sincronizada dos dois aviões presidenciais. Em resposta, o líder russo fez sinal de ‘joinha’, sorrindo ao se aproximar do colega americano.
Após o desembarque, ambos posaram juntos para fotos, sorridentes, diante da imprensa internacional. Em seguida, seguiram para a base militar onde ocorrerá a reunião. Lá, voltaram a posar para imagens, agora ao lado de assessores e secretários, mas não concederam declarações à imprensa até o momento.
A escolha do Alasca como local do encontro reforça o caráter neutro e estratégico da reunião, que ocorre em meio às pressões internacionais por uma solução pacífica para o conflito no Leste Europeu.