Uberaba é destaque nacional com prêmios de inovação nas áreas de saúde e meio ambiente

Município recebeu honrarias na 11ª edição do Prêmio Cidades Inteligentes, em Belo Horizonte, incluindo a maior condecoração das Américas voltada à inovação

Uberaba recebe prêmios de inovação nas áreas de saúde e meio ambiente (foto: Ascom/PMU)

A cidade de Uberaba foi reconhecida nacionalmente nesta terça-feira (15), durante a 11ª edição do Prêmio Cidades Inteligentes, na Expo BH, em Belo Horizonte (MG). A prefeita Elisa Araújo recebeu prêmios por projetos inovadores nas áreas de saúde, meio ambiente e tecnologia, além da Medalha Pan-Americana de Inovação, considerada a maior honraria das Américas voltada à inovação pública.

Segundo Elisa, o reconhecimento é reflexo do investimento em políticas inovadoras e da articulação com diferentes setores. “Uberaba tem um grande Centro de Inovação com gestão moderna, sem custo para o Município e com ampla conexão com startups, fomentando o ecossistema de inovação nas frentes pública e privada”, afirmou.

Projetos premiados

Na área ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) foi premiada pelo projeto Arbolink – Gestão de Arborização Digital, que utiliza inteligência artificial para mapear, cadastrar, licenciar e monitorar o patrimônio arbóreo da cidade. O sistema aumenta a eficiência e a transparência na gestão ambiental e posiciona Uberaba como referência em sustentabilidade urbana.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi reconhecida pelo projeto “A Gestão da Informação com Foco na Tomada de Decisão”, que identificou e corrigiu inconsistências nos dados nutricionais de crianças menores de cinco anos transmitidos ao Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan). A solução propôs a atualização dos dados utilizados para melhorar a análise e o planejamento das políticas públicas de saúde.

A Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) também recebeu destaque pelo Projeto Carbono Zero, que estabelece um sistema de monitoramento e neutralização de emissões de CO₂. A iniciativa propõe incentivos fiscais para empresas que compensarem emissões e se alinharem ao Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), promovendo investimentos sustentáveis e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Reconhecimento internacional e articulações

Uberaba foi uma das cidades homenageadas com a Medalha Pan-Americana, concedida pelo Conselho Consultivo do Fórum Pan-Americano de Inovação, ao lado de Belo Horizonte, Ipatinga, Copasa, Governo de Minas Gerais, empresas e autoridades. Entre os homenageados estavam o governador Romeu Zema, o deputado estadual Raul Belém e o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião.

A prefeita também participou de reuniões com a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, para tratar de investimentos nos distritos industriais, na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e em negociações com empresas aéreas que operam em Uberaba.

Durante o jantar de negócios do Fórum, Elisa Araújo apresentou a ZPE e a Lei de Incentivos de Uberaba a empresários e prefeitos mineiros, com o objetivo de atrair novos empreendimentos. A cidade também contou com um estande no evento, onde foram apresentadas suas potencialidades econômicas e estratégicas.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *