Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Casos de esporotricose em humanos e gatos preocupam moradores de Santos (SP)

Micose causada por fungo do solo tem transmissão por gatos infectados e já soma 15 casos na cidade

Créditos: reprodução

Nos últimos meses, a cidade de Santos, no litoral paulista, tem registrado uma preocupação crescente com a esporotricose, uma infecção fúngica transmitida principalmente por gatos. A doença, causada pelo fungo Sporothrix, já contabilizou 11 casos em humanos em 2024 e outros quatro em 2025, segundo dados da Prefeitura de Santos.

A esporotricose é uma micose subcutânea que afeta principalmente a pele e os vasos linfáticos, mas pode também atingir órgãos internos. A infecção acontece a partir do contato direto com o fungo, encontrado no solo, especialmente por meio de arranhões ou mordidas de gatos contaminados.

Os bairros mais afetados pela doença são os morros São Bento e do Pacheco. Todos os casos confirmados em humanos foram originados a partir de contato com gatos infectados, conforme apontou a administração municipal.

Gatos semi-domiciliados, ou seja, aqueles que circulam entre as ruas e as residências, estão mais vulneráveis à contaminação devido ao hábito de cavar a terra, principal habitat do fungo. Para garantir o atendimento veterinário gratuito aos animais com suspeita de infecção, os tutores devem procurar uma das unidades da Codevida nos seguintes locais:

• Jabaquara: Avenida Francisco Manoel, s/nº – senhas distribuídas a partir das 8h
• Jardim Botânico: Avenida João Fracarolli, s/nº – Bom Retiro – senhas das 8h às 13h
• Caruara: Praça Encarnación Alves Corpaz, s/nº – a partir das 9h
• Monte Cabrão: Rua Principal, s/nº – a partir das 9h

Para os casos humanos, a orientação da prefeitura é que pessoas com feridas que não cicatrizam e que tiveram contato com animais lesionados procurem a policlínica de referência do seu bairro. O tratamento é realizado com medicação oral, disponibilizada pelo sistema de saúde municipal.
A Prefeitura de Santos segue monitorando a situação e orientando a população sobre medidas de prevenção e tratamento.

Siga o perfil @isn.baixadasantista no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *