Missão da Blue Origin será a 1ª com tripulação 100% feminina desde 1963

IMAGENS DA INTERNET
Depois de enviar nomes como William Shatner, o eterno Capitão Kirk de “Jornada nas Estrelas”, e até mesmo o brasileiro Victor Hespanha ao espaço, a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, prepara um novo lançamento. A novidade dessa vez é o perfil da tripulação: pela primeira vez, apenas mulheres estarão a bordo — entre elas, a cantora pop Katy Perry.
A missão, batizada de NS-31 por ser o 31º lançamento da nave New Shepard, está marcada para acontecer nesta segunda-feira (14), às 10h30 da manhã, no horário de Brasília. O voo será suborbital, ou seja, sem atingir a velocidade necessária para orbitar a Terra, mas o suficiente para ultrapassar a Linha de Kárman, a 100 km de altitude, que marca convencionalmente o início do espaço.
Este será o 11º voo tripulado da empresa desde que iniciou as missões com passageiros em julho de 2021. De lá para cá, 52 pessoas já participaram das viagens espaciais promovidas pela companhia. O próprio Bezos esteve a bordo do primeiro voo com civis, que chamou atenção mundial por não ter piloto e contar com uma tripulação inteiramente composta por turistas.
A nova missão chama atenção não só pelo ineditismo da equipe feminina, mas também por reunir nomes de destaque, como a jornalista Lauren Sánchez — noiva de Jeff Bezos — e Katy Perry, que tem usado as redes sociais para divulgar sua preparação para a viagem. A expectativa é alta, mas também há quem critique a banalização da corrida espacial em troca de entretenimento.
Vale lembrar que a última vez que uma tripulação exclusivamente feminina foi enviada ao espaço foi em 1963, na missão soviética Vostok 6, com Valentina Tereshkova. Desta vez, no entanto, o foco não é científico: é turístico e simbólico.
O Brasil já marcou presença nas missões da Blue Origin. Em 2022, o engenheiro Victor Hespanha se tornou o segundo brasileiro a viajar ao espaço, em uma missão financiada por meio de uma promoção. Antes dele, apenas Marcos Pontes havia representado o país.
Nem tudo são comemorações no histórico da empresa. Em setembro de 2022, uma falha técnica derrubou um dos foguetes logo após o lançamento. A missão não tinha tripulantes e ninguém se feriu, mas o episódio fez com que os voos com passageiros fossem suspensos por quase dois anos.
O retorno das missões tripuladas aconteceu apenas em maio de 2024, e agora, menos de um ano depois, a Blue Origin tenta virar a página com uma viagem que pretende marcar mais um capítulo na história da exploração espacial — mesmo que agora ela tenha um toque de celebridade.
Siga o perfil @isnesportes no Instagram e acompanhe as últimas notícias no ISN Online.