PF faz operação contra desvio de dinheiro na saúde em Sorocaba; prefeito é um dos alvos

Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em 13 cidades dos estados de São Paulo e Bahia.

IMAGENS DA INTERNET

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação Copia e Cola, que investiga um esquema de desvio de recursos públicos na área da saúde em Sorocaba (SP). Um dos alvos da ação é o prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos).

Ao todo, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em 13 cidades dos estados de São Paulo e Bahia. Não houve mandados de prisão. Entre os locais vistoriados estão a sede da Prefeitura de Sorocaba, a casa e o gabinete do prefeito, a Secretaria de Saúde, o Diretório Municipal do partido e a residência do ex-secretário de Saúde, Vinicius Rodrigues.

Rodrigo Manga foi eleito prefeito em 2020, após dois mandatos como vereador. Antes da carreira política, ele trabalhava como vendedor de veículos em uma loja da cidade. Ganhou notoriedade nas redes sociais por publicar vídeos curtos e chamativos sobre seu mandato e ações municipais.

A Justiça determinou o bloqueio de bens e valores que somam R$ 20 milhões. Também foi proibida a contratação de uma Organização Social (OS) investigada por envolvimento nas fraudes.

Durante a operação, a PF encontrou pelo menos R$ 600 mil em dinheiro vivo, parte dele escondido em uma caixa dentro do porta-malas de um carro. A origem do valor ainda está sendo apurada.

Além do prefeito e do ex-secretário de Saúde, também é investigado o ex-secretário de Governo e Administração, Fausto Bossolo, além de um empresário do setor imobiliário e o possível envolvimento de uma igreja.

Os suspeitos podem responder por diversos crimes, como corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato, contratação ilegal, e fraude em licitação.

As investigações começaram em 2022, após a Polícia Federal identificar indícios de fraude na contratação de uma OS responsável pela gestão dos serviços de saúde em Sorocaba. A apuração também aponta suspeitas de lavagem de dinheiro por meio de depósitos, boletos e negócios imobiliários.

Siga o perfil @isnesportes no Instagram e acompanhe as últimas notícias no ISN Online.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *