Projeto prevê R$ 1,7 bilhão em investimento e até 14 mil empregos diretos e indiretos
Por Fabi Cunha
*com informações do Regionalzão

Em fase inicial de negociações, a empresa RT-One, especializada em inteligência artificial, segurança cibernética e computação em nuvem mostrou interesse em instalar na cidade um data center de alta capacidade com foco em IA e infraestrutura de nuvem, com o objetivo de proteção e controle nacional de dados sensíveis.
O projeto prevê um investimento inicial de cerca de R$1,7 bilhão já para o primeiro ano. O local escolhido é a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba. Essa área oferece incentivos fiscais e simplificação dos processos administrativos, além da liberdade cambial. Um espaço estratégico para a implantação do projeto por ter inúmeros benefícios que podem ser concedidos às empresas de tecnologia, como também dispõe da infraestrutura necessária para a construção.
Durante a reunião entre o vice-governador de Minas, Mateus Simões, representantes da Cemig, o deputado estadual Tito Torres (PSD) e representantes das instituições de ensino superior locais com executivos da RT-One, a proposta da criação do primeiro data center da América Latina na cidade foi prevista.
Espera-se que os primeiros passos como a construção do data center e as primeiras operações possam gerar cerca de 2 mil empregos diretos e a 12 mil indiretos nas áreas de tecnologia, segurança, manutenção, logística e suporte. Vale ressaltar ainda que empreendimentos desse porte alavancam o setor imobiliário e todo o comercio e serviços urbanos da cidade.
O governo de Minas afirma que as negociações seguem e que a prioridade é garantir a implantação da unidade na região. Em relação ao impacto ambiental, a empresa diz que vai se comprometer com práticas sustentáveis ambiciosas e com operações de carbono neutro.
Caso as negociações evoluam, Uberaba pode se tornar um polo estratégico nacional na nova era da economia digital.