Publicidade
(foto: divulgação/ Secom/ PMU)
(foto: divulgação/ Secom/ PMU)
Getting your Trinity Audio player ready...

Iniciativa reconhece participação de estudantes e professores em ações de educação ambiental e justiça climática

Onze escolas da rede municipal começaram a receber kits educativos especiais como forma de reconhecimento pelo envolvimento em projetos voltados à sustentabilidade e à justiça climática. A ação é resultado da participação ativa das unidades na VI Conferência Regional Infantojuvenil do Meio Ambiente, que mobilizou alunos e educadores ao longo de 2025.

A mobilização ocorreu entre abril e maio, com atividades pedagógicas, diagnósticos da realidade local e elaboração de propostas para enfrentar desafios ambientais em curto, médio e longo prazos. O processo foi encerrado na etapa regional, realizada em 17 de junho, com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”.

Foram contempladas as escolas municipais Professor José Macciotti, Vicente Alves Trindade, Maria Carolina Mendes, Professor Anísio Teixeira, Professora Niza Marquez Guaritá, Frederico Peiró, Professora Olga de Oliveira, Norma Sueli Borges, Monteiro Lobato, Boa Vista e Professora Terezinha Hueb Menezes.

Os kits, enviados pela Superintendência Regional de Ensino, foram destinados a professores orientadores, estudantes, delegados e suplentes envolvidos nos projetos. Cada conjunto inclui ecobag, squeeze, boton, caderneta e um lápis semente, que pode ser plantado após o uso, reforçando o compromisso ambiental.

Além de valorizar o esforço coletivo, a iniciativa busca estimular a continuidade de práticas pedagógicas que incentivem a formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a preservação do meio ambiente.

O trabalho contou com o apoio de 25 Grupos de Liderança – Agentes do Meio Ambiente, responsáveis por articular as ações nas escolas, em parceria com equipes técnicas da área educacional e cultural. A proposta também fortaleceu o protagonismo juvenil, garantindo a participação democrática dos estudantes na construção de soluções para um futuro mais sustentável.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu