Publicidade
O Governo do Estado de São Paulo realizou, nesta sexta-feira (26), uma reunião preparatória com prefeitos e representantes de órgãos...
Créditos: Divulgação/Governo do Estado de SP
Getting your Trinity Audio player ready...

O Governo do Estado de São Paulo realizou, nesta sexta-feira (26), uma reunião preparatória com prefeitos e representantes de órgãos estaduais para definir estratégias de atuação diante da previsão de chuvas no litoral paulista durante a semana do Ano Novo. O encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e integra a SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2025/2026.

Participaram da reunião os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista, quatro do Litoral Norte e da capital paulista, além de representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, DER, concessionárias (Ecovias, Tamoios), empresas de energia (ENEL, EDP, Neoenergia, CPFL e Energisa), Sabesp, Arsesp, Artesp, SP Águas, Fundo Social de São Paulo e diversas secretarias estaduais.

O objetivo do encontro foi alinhar ações integradas de monitoramento, resposta emergencial e logística humanitária, reforçando a prontidão dos municípios para enfrentar possíveis anormalidades climáticas.

O coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, destacou a importância da integração: “A atuação preventiva e integrada é fundamental para reduzir riscos e proteger vidas, especialmente no período do Ano Novo”.

A reunião aconteceu enquanto ainda estava em vigor o alerta laranja da Defesa Civil para calor extremo no litoral paulista, com temperaturas até 5°C acima da média. O aviso, com validade até as 18h desta sexta-feira, alertava para riscos à saúde.

Investimentos e tecnologia a serviço da prevenção

A Operação Chuvas conta com R$ 69,5 milhões em investimentos, modernização tecnológica e apoio direto aos municípios. Pela primeira vez, o Plano de Contingência cobre todo o território paulista, orientando ações diante de eventos como tempestades, deslizamentos, alagamentos e queda de granizo.

Além disso, cerca de R$ 1,3 milhão estão sendo aplicados na Operação Verão Integrada, com 5,4 mil agentes em prontidão em 16 cidades do litoral. Os municípios receberam kits com mais de mil itens, como capacetes, botas e pluviômetros, além de capacitações e simulações com moradores de áreas de risco.

Um dos destaques da operação é o Painel de Inteligência SP Sempre Alerta, plataforma que reúne dados meteorológicos e usa inteligência artificial para acelerar decisões. Com isso, o tempo para emissão de alertas foi reduzido em cerca de 80%.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu