Publicidade
Foto: Paulo Ricardo
Foto: Paulo Ricardo
Getting your Trinity Audio player ready...

Licitação prevê mais de 100 novos ônibus e início da operação em 2026

A Prefeitura de Juiz de Fora publicou, nesta quarta-feira (3 de dezembro), o edital de licitação do Novo Transporte Público, que prevê a entrada em operação do novo sistema a partir de setembro de 2026. O documento marca, segundo a prefeita Margarida Salomão, o cumprimento de um compromisso de campanha e estabelece a inclusão de mais de 100 novos ônibus na frota atual.

A concessão terá validade de 15 anos, e as empresas interessadas poderão apresentar a documentação até o dia 19 de janeiro de 2026. O redesenho do transporte segue o modelo Bus Rapid Service (BRS), estruturado em 254 linhas integradas, entre expressas, diretas Centro-Bairro, paradoras e rurais.

De acordo com a administração municipal, o projeto busca modernizar o sistema com base em três pilares: Economia — com pagamento proporcional ao serviço prestado; Eficiência — ajustando a oferta à demanda de passageiros; e Flexibilidade — permitindo alterações rápidas de trajetos e frequências.

O secretário de Mobilidade Urbana, Richard Tavares, afirmou que o plano elevará o nível de atendimento na cidade, ampliando em mais de 1 milhão de quilômetros/mês a operação e garantindo frota climatizada e novas tecnologias para melhorar a pontualidade.

A prefeita destacou ainda que a Consulta Pública recebeu quase duas mil contribuições, que auxiliaram no redesenho completo do sistema. Ela acrescentou que, enquanto a tarifa zero não é implementada, o valor segue congelado em R$ 3,75.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu