|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Município garante continuidade do benefício para mais de 30 mil alunos e extensão para calendário da UFJF
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) reafirmou que o Passe Livre Estudantil é uma política pública permanente e estruturante, garantindo o direito à mobilidade para mais de 30 mil estudantes da cidade. A administração municipal reforça que o benefício seguirá vigente em 2026, mesmo diante de incertezas sobre o início do calendário letivo de algumas instituições.
Pelo decreto atual, os cartões têm validade até 22 de dezembro de 2025, data que marca o início do recesso na maioria das escolas e universidades. A gratuidade é válida durante o período letivo. A indefinição sobre o retorno das aulas no próximo ano — especialmente na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que prevê início em 5 de janeiro — gerou preocupação entre estudantes que poderiam ficar sem o benefício nas primeiras semanas.
A Prefeitura, porém, assegura que nenhum aluno será prejudicado. Nos casos de instituições com calendário prorrogado, como a UFJF, o decreto prevê a extensão automática da validade. Segundo o Município, os estudantes da universidade terão o Passe Livre prorrogado para garantir o acesso ao transporte desde o primeiro dia de aula.
O governo municipal reforça que seguirá acompanhando os calendários de todas as instituições para aplicar eventuais ajustes necessários e assegurar o funcionamento pleno da política.
