Getting your Trinity Audio player ready...
|
Evento destacou o talento e a criatividade de idosas atendidas pela Unidade de Atenção ao Idoso
Cores, música e histórias inspiradoras marcaram a 1ª Feira Empreendedora 60+, promovida pela Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) nesta sexta-feira (10). Cerca de 30 expositoras apresentaram seus trabalhos, resultado de um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) voltado à valorização da terceira idade. O vice-prefeito de Uberaba, Mauricinho de Sá, participou da abertura.
O evento reuniu produtos feitos à mão, como peças decorativas, bijuterias, roupas, panos de prato pintados, cosméticos e comidas típicas. A feira também contou com apresentações da banda do 4º Batalhão da Polícia Militar, do grupo de samba da UAI e com o tradicional forró das sextas-feiras, que animou o público.
Para muitas das participantes, essa foi a primeira experiência em uma feira. Regina Bosqueto, de 69 anos, mostrou seus bonecos de amigurumi e contou que a arte é mais do que uma renda extra — é uma forma de bem-estar e superação. Já Laís Cristina Fernandes levou panos de prato pintados à mão e comemorou o sucesso nas vendas.
De acordo com a educadora social Edilene Leal, idealizadora do projeto, a feira nasceu da vontade de fortalecer o protagonismo das idosas e oferecer capacitação em empreendedorismo e geração de renda. A ação teve apoio do Instituto Social Kairós e da Rede Gerando Falcões.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, ressaltou o papel da UAI como espaço de convivência e crescimento pessoal. Localizada na Avenida Leopoldino de Oliveira, a unidade oferece diversas atividades físicas, artísticas e terapêuticas para pessoas com 60 anos ou mais.