Publicidade
Comitê de Efeitos Climáticos instala posto de comando para monitoramento de áreas com risco e focos de incêndio (foto: divulgação/ PMU)
Comitê de Efeitos Climáticos instala posto de comando para monitoramento de áreas com risco e focos de incêndio (foto: divulgação/ PMU)
Getting your Trinity Audio player ready...

Centro de controle foi montado na Univerdecidade e reúne forças de segurança para ações rápidas contra queimadas

A Prefeitura de Uberaba instalou nesta quarta-feira (10) um posto de comando no Parque das Barrigudas, na Univerdecidade, para monitorar áreas de risco e combater focos de incêndio. A ação é coordenada pelo Comitê de Efeitos Climáticos, presidido pelo vice-prefeito Mauricinho de Sá, e conta com a participação de diversas secretarias, autarquias e forças de segurança.

O aumento expressivo de queimadas nos últimos dias motivou a criação da base estratégica, que será usada para o controle e tomada de decisões em tempo real. A região da Univerdecidade foi escolhida por concentrar a maior área de vegetação da cidade.

Segundo Mauricinho, a suspeita é de que muitos focos sejam criminosos. “Vamos atuar com drones, veículos e equipes espalhadas pela cidade para responder rapidamente às ocorrências”, afirmou.

O comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Josias Soares de Freitas Junior, reforçou que 99% dos incêndios têm origem humana, intencional ou não. “Evitem o uso do fogo, mesmo para queimar lixo. O clima seco e os ventos fortes favorecem a propagação das chamas”, alertou.

O secretário de Segurança Pública, Weber Januário, destacou a importância das denúncias. “Acione os canais oficiais — 190, 153 e 193 — ao perceber qualquer foco de incêndio. A atuação rápida das forças de segurança depende do apoio da população.”

O posto de comando ficará ativo sempre que houver necessidade de gerenciamento de situações ambientais críticas.

 

Destaques ISN

Relacionadas

Menu