Toninha ameaçada de extinção é encontrada morta na Praia da Enseada, em Guarujá

Uma toninha (Pontoporia blainvillei), espécie de golfinho criticamente ameaçada de extinção, foi encontrada morta na manhã desta...

Compartilhe

Uma toninha (Pontoporia blainvillei), espécie de golfinho criticamente ameaçada de extinção, foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (15) na Praia da Enseada, em Guarujá (SP). O animal, um filhote com cerca de 1,1 metro de comprimento, foi localizado próximo ao Canto do Tortuga.

A remoção da carcaça foi feita pelo Instituto Gremar, que encaminhou o exemplar ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, também em Guarujá. O animal passará por necropsia para identificar possíveis causas da morte.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a toninha está classificada como “Criticamente em Perigo de Extinção” na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas. Já o Instituto Oceanográfico da USP destaca que a expectativa de vida da espécie é de cerca de 20 anos e que ela é considerada o mamífero aquático mais ameaçado do Sudoeste do Oceano Atlântico.

A toninha habita águas costeiras do Brasil, Uruguai e Argentina, em profundidades de até 30 metros. Caracteriza-se pelo pequeno porte, cabeça longa e fina, mais de 200 dentes e coloração que varia entre marrom, cinza e amarelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *