Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Justiça da Itália mantém prisão de Carla Zambelli; extradição pode ser a próxima etapa

Deputada licenciada está detida em Roma após fugir do Brasil, onde foi condenada a 10 anos por invasão hacker ao CNJ

Créditos: Lula Marques, EBC

A Justiça italiana decidiu nesta sexta-feira (1º) manter a prisão de Carla Zambelli, deputada licenciada pelo PL-SP, no presídio de Rebibbia, nos arredores de Roma. Zambelli está detida desde terça-feira (29), quando foi presa pelas autoridades italianas após fugir do Brasil, onde havia sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão.

A prisão de Zambelli foi mantida após uma audiência de custódia no Tribunal de Roma, que analisou o caso e determinou que a parlamentar aguardará o julgamento de seu pedido de extradição no presídio. A decisão foi confirmada tanto por fontes diplomáticas brasileiras quanto por autoridades locais. O embaixador brasileiro na Itália, Renato Mosca, se manifestou dizendo confiar na Justiça italiana e na condução do processo.

Zambelli foi condenada em maio deste ano pelo STF por sua participação em uma invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em janeiro de 2023. Após a condenação, que foi unanime pela Primeira Turma do STF, a deputada fugiu do Brasil. Ela passou pela Argentina e pela Flórida (EUA) antes de chegar à Itália.

As autoridades italianas localizaram Zambelli em um apartamento em Roma, onde ela foi presa após um cerco policial. A defesa da deputada afirmou que ela se entregou espontaneamente, mas essa versão é contradita pelos registros da movimentação policial. A deputada não ofereceu resistência à prisão. Segundo o advogado de Zambelli, Fábio Pagnozzi, ela estava em casa, lavando o cabelo e pintando quando foi surpreendida pela prisão.

O Tribunal de Apelação de Roma informou que o pedido de libertação apresentado pela defesa de Zambelli será analisado em meados de agosto, enquanto o processo de extradição segue em andamento. A extradição de Zambelli ao Brasil poderá ser a próxima etapa do caso, dependendo da decisão da Justiça italiana.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *