Ação integrou a Semana Nacional de Prevenção de Acidentes com Motociclistas e distribuiu material informativo no Centro da cidade.

Créditos: Prefeitura de Guarujá
Guarujá realizou na última sexta-feira (25) uma blitz educativa para conscientizar motociclistas sobre direção defensiva e segura. A ação ocorreu na Avenida Puglisi, em frente à Igreja Matriz, e abordou 155 condutores, em alusão ao Dia do Motociclista (27 de julho) e à Semana Nacional de Prevenção de Acidentes com Motociclistas.
A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), a OAB Guarujá — representada pelo presidente da Comissão de Segurança Pública, Dr. Nilton Monte — e o Moto Clube Piratas da Ilha.
Durante a blitz, foram distribuídos panfletos com orientações sobre segurança no trânsito, direção defensiva, manutenção da motocicleta e prevenção de incêndios. O conteúdo também reforçou práticas como o uso correto de equipamentos de proteção, respeito à sinalização, atenção aos pontos cegos e os riscos da condução sob efeito de substâncias psicoativas.
Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) foram apresentados para destacar os altos índices de acidentes envolvendo motociclistas, ressaltando a importância de ações preventivas.
Segundo a Semob, os motociclistas abordados receberam bem a abordagem e demonstraram interesse pelas informações. “Com o apoio do Moto Clube Piratas da Ilha e da OAB Guarujá, conseguimos levar uma mensagem de atenção a mais de 150 motociclistas da Cidade. O respeito no trânsito salva vidas”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Sales.