BBC contesta número oficial de público em show de Lady Gaga no Rio

Compartilhe

Estimativa de 2,1 milhões de pessoas é considerada “altamente improvável” por emissora britânica, mas Prefeitura mantém número

Créditos: Brazil News

A BBC britânica questionou a estimativa de público divulgada pela Prefeitura do Rio de Janeiro para o show gratuito da cantora Lady Gaga, realizado em 3 de maio de 2025, na Praia de Copacabana. Segundo os organizadores, 2,1 milhões de pessoas estiveram presentes no evento, que foi promovido como o maior show gratuito já realizado por uma artista feminina.

Uma análise feita pela BBC Verify, divisão de checagem de fatos da emissora, apontou que esse número seria “altamente improvável”. O estudo, realizado em parceria com especialistas em densidade de público, usou imagens aéreas e mapas da Zona Sul da cidade para estimar a área ocupada pela plateia. A conclusão foi que cerca de 140 mil metros quadrados foram utilizados, o equivalente a 20 campos de futebol.

Com base em parâmetros britânicos de segurança e uma densidade média de 4,7 pessoas por metro quadrado, a emissora calculou que o público presente no local teria sido de aproximadamente 660 mil pessoas. Ainda segundo a análise, mesmo que se considerassem os espectadores posicionados em sacadas e janelas dos prédios da orla, e se dobrasse a densidade recomendada, a quantidade de pessoas ainda ficaria abaixo da estimativa divulgada oficialmente.

Apesar da contestação, a Riotur, empresa municipal de turismo, manteve a projeção de 2,1 milhões de pessoas, sem divulgar os critérios utilizados para chegar a esse número. Também não foram detalhadas as metodologias adotadas pelo Guinness World Records, que registrou a apresentação como um recorde mundial.

Em resposta à análise britânica, o prefeito Eduardo Paes reagiu com ironia nas redes sociais, afirmando que os cálculos desconsideraram o fluxo de pessoas durante o evento e os hábitos culturais locais. Em tom bem-humorado, declarou que “no mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2,2 milhões de brasileiros animados e felizes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *