GCM de São Vicente resgata aves silvestres mantidas em cativeiro no Jardim Irmã Dolores

Nove aves de diferentes espécies foram soltas no Parque Estadual Xixová-Japuí

Créditos: reprodução

Durante patrulhamento no Jardim Irmã Dolores, em São Vicente, a Guarda Civil Municipal (GCM) localizou nove aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro. Os animais estavam presos em gaiolas improvisadas, penduradas em coqueiros e também posicionadas diretamente no chão, em condições inadequadas.

A ação ocorreu em uma feira do rolo e resultou no resgate de um Coleiro, dois Sairás Azuis, dois Pixoxós, quatro Canários da Terra e dois Canários Belgas. As aves foram devolvidas à natureza em área protegida da Mata Atlântica, no Parque Estadual Xixová-Japuí, que abriga cerca de 900 hectares de ecossistemas preservados, como mata de restinga, encostas e ambientes marinhos.

Além dos animais, a GCM apreendeu dez gaiolas, um instrumento de captura conhecido como “bate”, 15 caixas de papel, duas fitas adesivas, um comedouro e um pote de ração. Todo o material era usado no transporte e contenção ilegal das aves.

Aves silvestres como as resgatadas são fundamentais para o equilíbrio ambiental, contribuindo para o controle de insetos e a dispersão de sementes, essenciais à biodiversidade.

Siga o perfil @isn.baixadasantista no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *