Evento em Araxá reunirá produtores de vários países e homenageará o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio da Humanidade

Os produtores de queijo artesanal ainda têm tempo para garantir participação na maior premiação de queijos das Américas. As inscrições para o Concurso Internacional de Queijos da ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards foram prorrogadas até o próximo domingo (8). Os interessados devem se inscrever pelo site oficial do evento.
A quinta edição do evento será realizada entre os dias 26 e 29 de junho, no Grande Hotel e Termas de Araxá, e contará com um número recorde de participantes. O concurso, que homenageia o reconhecimento do Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, terá 45 categorias avaliadas por jurados nacionais e internacionais.
Os queijos serão julgados com base em sete critérios sensoriais: aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. Os premiados receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além do troféu Super Ouro, concedido ao queijo com maior pontuação geral.
Segundo a organizadora Maricell Hussein, a prorrogação do prazo foi decidida para permitir que mais produtores pudessem concluir sua documentação e participar. “Queremos valorizar a diversidade e ampliar a representatividade no concurso”, afirmou.
Além do concurso, o evento contará com uma Feira Internacional de Negócios, palestras, mesas de debate e uma vila gastronômica e cultural. Em 2024, a competição reuniu 1.110 queijos de 14 países.
A ExpoQueijo Brasil 2025 é organizada pela Bonare Eventos em parceria com o Governo de Minas e diversas instituições ligadas à agropecuária, cultura e turismo.