Estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral concorrem a uma experiência internacional com todas as despesas pagas.

Foto: Cristriamo Machado/Divulgação SECOM MG
Nesta segunda-feira (14/7), foram divulgados os 180 estudantes semifinalistas da segunda edição do Passaporte Mineiro do Conhecimento. O programa oferece bolsas de intercâmbio internacional a estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da rede estadual.
Do total de semifinalistas, 90 serão selecionados para cursar o 2º ano do ensino médio no exterior, com despesas pagas, incluindo passagens aéreas, visto, hospedagem, seguro saúde, taxas acadêmicas e ajuda de custo mensal. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA).
Os semifinalistas foram escolhidos com base em sua participação em uma trilha formativa realizada em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que reuniu 300 estudantes de 794 escolas estaduais. Além de considerar o desempenho acadêmico e a frequência escolar, a análise levou em conta o comprometimento durante a imersão e a qualidade dos vídeos de motivação enviados pelos participantes.
Uma segunda fase do projeto ocorrerá em outubro, com mais 200 estudantes participando de uma nova trilha formativa. No final, 150 estudantes serão contemplados com as bolsas de intercâmbio previstas para 2026.