Novo hospital de pronto-socorro será instalado, e R$ 65 milhões já foram destinados para a conclusão da obra
Foto: Divulgação/Ministério Público
Em audiência na Vara da Fazenda Estadual, a Prefeitura de Juiz de Fora e o Governo de Minas Gerais deram um passo importante para a retomada das obras do Hospital Regional da cidade.
A proposta, que prevê a readequação do projeto original, inclui a utilização de parte da estrutura já existente para a instalação de um hospital de pronto-socorro. O novo hospital abrigará o atual HPS, mantendo sua vocação de atendimento regional.
O Governo de Minas comprometeu-se a destinar R$ 65 milhões para a conclusão da obra, utilizando recursos provenientes da Fonte 95, que reúne verbas de reparação relacionadas aos rompimentos das barragens da Vale, em Brumadinho, e da Samarco, em Mariana.
A audiência também discutiu a dação em pagamento, acordo que prevê a quitação da dívida pela Prefeitura com a transferência do terreno onde o hospital está sendo erguido, o qual foi aprovado pela Câmara Municipal em 2022.
Um novo encontro entre as partes está agendado para as próximas semanas, quando o Estado deverá apresentar uma resposta definitiva sobre a dação em pagamento firmada anteriormente.
Detalhes técnicos ainda precisam ser resolvidos para viabilizar a continuidade das obras, com a contribuição de profissionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que fornecerão assessoria nas áreas de arquitetura, engenharia e economia.