Uberaba realiza nova operação com drone para combater focos do Aedes aegypti

Mapeamento aéreo identificará locais com criadouros e norteará ações de combate ao mosquito

A ação contemplou uma área de 404,50 hectares (foto: Ascom/PMU)

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba realizou nesta segunda-feira (28) a terceira operação com uso de drone para identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. A ação contemplou uma área de 404,50 hectares, abrangendo bairros como Jardim Maracanã, Parque das Gameleiras, Valim de Melo, Anatê, Jardim Itália, Parque das Aroeiras, Rio de Janeiro e Isabel do Nascimento.

A partir das imagens captadas, será elaborado um relatório técnico que deve ser divulgado na próxima semana, com a identificação de pontos críticos como caixas d’água destampadas e criadouros a céu aberto. Os proprietários dos imóveis serão notificados, e a Secretaria de Saúde, em conjunto com o Departamento de Posturas da Secretaria de Defesa Social, organizará ações de eliminação dos focos com reforço dos agentes nos bairros mapeados.

Na segunda etapa da operação, que cobriu uma área de 412,90 hectares, foram identificados 1.044 pontos críticos e necessidade de intervenção em 251 quarteirões. Atualmente, o município conta com mais de 260 agentes de combate às endemias, que realizam visitas domiciliares para orientar os moradores e eliminar focos do mosquito. No entanto, o alto número de imóveis fechados tem dificultado esse trabalho.

A alternativa encontrada foi o uso de tecnologia com drones, cuja primeira operação ocorreu em dezembro de 2024, como forma de ampliar o alcance das ações de vigilância e controle.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *