Projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social começa nesta segunda e será expandido para toda a rede municipal

A partir desta segunda-feira (11), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Uberaba passa a oferecer atendimento em libras por videochamada para pessoas com deficiência auditiva. A ação é realizada em parceria com a Escola para Surdos Dulce de Oliveira e integra o projeto Conecta Libras, que começa na sede da pasta e será levado às demais unidades de assistência social no próximo mês.
O serviço funciona por meio de ligação de vídeo em que um intérprete de libras da escola faz a mediação entre o cidadão surdo e o servidor público. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, o objetivo é garantir autonomia e acessibilidade. “O atendimento em libras é fundamental para que a pessoa surda utilize os serviços públicos com facilidade e independência. Nesse sentido, a tecnologia é uma aliada na promoção da inclusão social”, afirmou.
O primeiro mês será de testes, com ajustes antes da expansão para todos os órgãos da administração municipal. A diretora da Escola para Surdos Dulce de Oliveira, Mayara Rocha, que é filha de surdos e intérprete, conduzirá os atendimentos nesse período inicial. “Muitas vezes, o familiar precisa sair do trabalho para acompanhar um parente em serviços simples do dia a dia. Com o atendimento em libras, isso não é mais necessário”, destacou.
A proposta é que mais intérpretes atuem em regime de plantão conforme a demanda, garantindo que a comunidade surda tenha acesso aos serviços públicos de forma mais prática e inclusiva.