Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Uberaba oferece atendimento em libras por videochamada para ampliar inclusão

Projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social começa nesta segunda e será expandido para toda a rede municipal

A partir desta segunda-feira (11), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Uberaba passa a oferecer atendimento em libras por videochamada para pessoas com deficiência auditiva. A ação é realizada em parceria com a Escola para Surdos Dulce de Oliveira e integra o projeto Conecta Libras, que começa na sede da pasta e será levado às demais unidades de assistência social no próximo mês.

O serviço funciona por meio de ligação de vídeo em que um intérprete de libras da escola faz a mediação entre o cidadão surdo e o servidor público. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, o objetivo é garantir autonomia e acessibilidade. “O atendimento em libras é fundamental para que a pessoa surda utilize os serviços públicos com facilidade e independência. Nesse sentido, a tecnologia é uma aliada na promoção da inclusão social”, afirmou.

O primeiro mês será de testes, com ajustes antes da expansão para todos os órgãos da administração municipal. A diretora da Escola para Surdos Dulce de Oliveira, Mayara Rocha, que é filha de surdos e intérprete, conduzirá os atendimentos nesse período inicial. “Muitas vezes, o familiar precisa sair do trabalho para acompanhar um parente em serviços simples do dia a dia. Com o atendimento em libras, isso não é mais necessário”, destacou.

A proposta é que mais intérpretes atuem em regime de plantão conforme a demanda, garantindo que a comunidade surda tenha acesso aos serviços públicos de forma mais prática e inclusiva.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *