Evento relança jornal Correio Católico após 50 anos e reconhece 25 comunicadores pelo compromisso com a ética e o diálogo

O Sistema ON de Comunicação foi homenageado na manhã deste sábado (12) com o troféu Correio Católico, premiação que celebra o jubileu das comunicações em Uberaba e marca o início de um novo período para o jornal que foi referência na cidade até o início da década de 1970. O reconhecimento valoriza o papel dos veículos de comunicação que fazem parte da trajetória e do desenvolvimento não só de Uberaba, mas de toda a região.
O evento reuniu agentes da Pastoral da Comunicação e profissionais da mídia de 20 cidades, promovendo a valorização do papel social e ético da comunicação. Em mensagem inspiradora, Dom Paulo Mendes Peixoto destacou a comunicação como “ato de amor e serviço”, essencial para manter viva a presença da fé no espaço público e para que todos sejam “peregrinos da esperança” em tempos de desafios digitais. Monsenhor Célio Pereira Lima, Vigário Geral e Coordenador de Pastoral, ressaltou que a comunicação eclesial é caminho de encontro, baseada em ética, verdade e compromisso com o bem comum.
O Jubileu das Comunicações teve ainda o relançamento do jornal Correio Católico, fundado em 1897 e agora retomado como símbolo de resistência editorial, com a missão de evangelizar e qualificar o debate público. A primeira edição da nova fase foi entregue à jornalista Lídia Prata, reconhecendo a contribuição da imprensa local para a história da cidade. Lídia Prata destacou o resgate histórico e relembrou o encerramento do Correio Católico, jornal mantido pela Arquidiocese e que, após enfrentar dificuldades financeiras no início da década de 70, deu origem ao Jornal da Manhã.
Durante a cerimônia, o Sistema ON de Comunicação foi um dos 25 homenageados com o Troféu Correio Católico, prêmio que se tornará anual e reconhece o trabalho ético e transformador de jornalistas, emissoras e líderes pastorais. “Honramos quem constrói pontes, não muros; quem ilumina, não polariza”, afirmou o padre Fabiano Roberto, assessor eclesiástico do Setor de Comunicação.
A diretora de jornalismo, Celi Camargo revelou gratidão quanto ao prêmio. “A Rádio ON, assim como todo o Sistema ON de Comunicação, sente-se muito agradecida por esse reconhecimento. Embora a rádio tenha mudado de nome ao longo dos anos, a 104,9 FM cumpre um papel fundamental de informar e entreter a população de Uberaba, mantendo sempre o compromisso com a educação e a boa formação do nosso público ouvinte”, comentou.
A homenagem reforça o papel essencial dos comunicadores e celebra a contribuição histórica dos veículos de imprensa de Uberaba.