Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PM Ambiental fecha cativeiro ilegal de aves silvestres no Residencial 2000, em Uberaba

Guarnição encontrou mais de uma dezena de animais mantidos em condições insalubres; multa supera R$ 47 mil

Gaiolas com aves silvestres apreendidas foram transportadas pela Polícia Militar de Meio Ambiente após fechamento de cativeiro irregular em Uberaba (foto: Divulgação/PMMG)

A Polícia Militar de Meio Ambiente fechou na manhã deste domingo (15) um cativeiro clandestino de aves silvestres no bairro Residencial 2000, em Uberaba. A ação foi desencadeada após denúncia anônima, que levou os policiais até uma residência onde foram encontradas diversas aves da fauna brasileira em situação de maus-tratos.

Os animais estavam distribuídos em diferentes cômodos da casa e no quintal, presos em gaiolas sem qualquer tipo de identificação, como anilhas ou registros legais. A equipe também encontrou armadilhas utilizadas para captura ilegal de aves, sendo uma delas já armada e pronta para uso.

Segundo a PM, as condições em que os animais eram mantidos eram degradantes: gaiolas sujas, superlotação, falta de higiene e ausência de água potável ou alimentação adequada. Um médico veterinário atestou o sofrimento e a situação de insalubridade enfrentada pelos bichos.

Diante dos fatos, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 47.234,74. O responsável pela residência também foi autuado por meio de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), com base no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605/98), por maus-tratos e manutenção irregular de animais silvestres.

As aves que apresentavam boas condições de saúde foram devolvidas à natureza, conforme orientação técnica. As gaiolas e armadilhas foram destruídas no local, com o objetivo de evitar reincidência.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *