Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pirarucu gigante é capturado no Rio Paranaíba e preocupa especialistas no Triângulo Mineiro

Peixe amazônico pesando 130 kg foi pescado em Ipiaçu, levantando alertas sobre impactos ambientais.

Espécie amazônica gigante é pescada no Triângulo Mineiro e acende alerta sobre invasão ambiental na região (foto: reprodução/ redes sociais)

Na madrugada desta sexta-feira (18), um pirarucu de cerca de 2,4 metros e peso estimado em 130 quilos foi capturado no Rio Paranaíba, em Ipiaçu, região do Triângulo Mineiro. A captura chamou a atenção, já que o peixe é típico da Amazônia e sua presença no local não é comum.

O pirarucu foi fisgado com o uso de espinhel, uma técnica de pesca que utiliza anzóis com iscas fixas. A carne do peixe foi colocada à venda, com previsão de faturamento superior a R$ 5 mil.

Embora a pesca tenha sido celebrada pelos moradores, especialistas alertam para os riscos ambientais da espécie fora de seu habitat natural. O pirarucu é um predador que pode competir por alimento com peixes nativos da região, o que pode desequilibrar o ecossistema local e reduzir a diversidade de espécies.

Há suspeitas de que o animal tenha sido introduzido no rio de maneira irregular. Para evitar maiores impactos, pesquisadores planejam monitorar o rio em busca de outros exemplares da espécie. Caso confirmada a presença de mais pirarucus, medidas poderão ser tomadas para transferi-los de volta à Amazônia, região onde a espécie está ameaçada de extinção.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *