Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mutirão no HC-UFTM realiza mais de 300 atendimentos pelo SUS em Uberaba

Iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas e mobilizou 200 profissionais da saúde

Equipe do HC-UFTM orienta pacientes durante o mutirão de atendimentos realizados no sábado (foto: Divulgação)

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) mobilizou sua equipe para realizar, no último sábado (5), um grande mutirão de saúde. Foram 331 atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo cirurgias eletivas, consultas, exames e procedimentos terapêuticos. A ação faz parte do programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O Dia E, como foi chamado o mutirão, integrou todos os 45 hospitais universitários federais do país, ampliando o acesso e reduzindo o tempo de espera por atendimento especializado. Em Uberaba, a iniciativa envolveu cerca de 200 profissionais do HC-UFTM e permitiu que muitos pacientes fossem rapidamente atendidos, como a Sandra Daniele da Silva Tobias, que aguardava uma cirurgia há quatro meses.

Foram realizadas 47 cirurgias, 117 consultas e 167 exames em especialidades como coloproctologia, urologia, ortopedia, dermatologia, oftalmologia, cardiologia e cirurgia pediátrica, além de exames de ultrassom, endoscopia, ecocardiograma e eletrocardiograma. Estudantes e residentes também participaram da mobilização, fortalecendo a integração entre ensino e assistência.

O gerente de Atenção à Saúde do HC-UFTM, Luiz Antonio Pertili Rodrigues de Resende, destacou o sucesso da ação, ressaltando que muitos pacientes tiveram seus problemas resolvidos e puderam retornar para casa após os atendimentos. O ouvidor-geral da Rede Ebserh, Diego Henrique de Souza Rezende, frisou que o projeto “Ebserh em Ação” pretende seguir ao longo do ano, ampliando o acesso às cirurgias eletivas e exames em todo o país.

O mutirão também teve a participação da reitora da UFTM, Marinalva Vieira Barbosa; da vice-reitora Meire Soares Ataíde Oliveira; da secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha Costa Alves; e do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, que lembrou a realização de 166 mutirões similares em 2024.

O HC-UFTM integra a Rede Ebserh desde 2013, atendendo 100% SUS e formando novos profissionais de saúde. A mobilização mostra a força do trabalho conjunto entre Governo Federal, Ebserh e Sistema Único de Saúde para melhorar o acesso da população à saúde de qualidade.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *