Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Minas inicia coleta de dados do Censo Escolar 2025 nas escolas da rede estadual

Informações são fundamentais para políticas públicas e devem ser inseridas até 31 de julho

Escola Estadual Doutor Simão Tamm Bias Fortes. Alunos em sala de aula, biblioteca, no pátio e na cantina merendando. (Foto: Omar Freire/Imprensa MG)

Começou em Minas Gerais a primeira etapa do Censo Escolar 2025, levantamento essencial da educação básica no Brasil. Desde quarta-feira (28), todas as escolas públicas e privadas do estado devem inserir dados no sistema Educacenso, mantido pelo Governo Federal. O prazo para envio das informações vai até 31 de julho.

Neste primeiro momento, o Censo Escolar coleta dados de escolas, turmas, estudantes, gestores e profissionais da educação em sala de aula. As informações alimentam o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e são base para o cálculo de indicadores como o Ideb, além de nortear ações como a distribuição de merenda, transporte escolar e livros didáticos.

Coordenado nacionalmente pelo Inep, o levantamento em Minas Gerais é conduzido pela Subsecretaria de Articulação Educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). A pasta tem promovido orientações às equipes escolares e realizou uma live para esclarecer dúvidas sobre o processo. A gravação está disponível neste link.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e a subsecretária Cláudia Lara reforçaram a importância de um preenchimento preciso por parte das redes federal, estadual, municipal e privada. Segundo eles, um censo bem feito é essencial para garantir políticas públicas eficazes e uma educação de qualidade para todos.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *