Mais de 2 mil animais já foram castrados em 10 cidades do Triângulo Mineiro desde 2024

Convênio entre Semad e consórcio regional prevê 2,6 mil esterilizações, além de registro e microchipagem até o fim de 2025

Gatinhos descansando após a cirurgia de castração. (foto: Semad/Divulgação)

Desde 2024, um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e o Consórcio Intermunicipal da Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável (Rides) já possibilitou a castração de 2.130 cães e gatos em dez municípios do Triângulo Mineiro. A parceria prevê, até o fim de 2025, a realização de 2.608 esterilizações, além de registro e microchipagem dos animais domésticos.

As ações fazem parte do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos da Semad e estão sendo realizadas em Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianápolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria. A iniciativa é voltada a animais em situação de rua e de famílias de baixa renda, promovendo controle populacional, bem-estar animal e saúde pública.

Além dos procedimentos, os tutores recebem orientações sobre guarda responsável e cuidados no pós-operatório. Segundo a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, “as ações contínuas de esterilização previnem doenças, melhoram a qualidade de vida dos animais e reduzem o abandono, que está diretamente ligado à superpopulação”.

A diretora de Fauna Doméstica da Semad, Júlia Amorim Faria, destacou que os consórcios intermunicipais são fundamentais para a implementação das políticas públicas em regiões com menor capacidade técnica e financeira. “O modelo consorciado permite que municípios atuem de forma coordenada, integrando esforços para garantir resultados efetivos”, explicou.

Desde 2019, a Semad já viabilizou mais de 250 mil castrações gratuitas em todo o estado, reafirmando o compromisso com a proteção animal e com a construção de cidades mais humanas e sustentáveis.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *