Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

IMA reforça importância da vacinação contra raiva em herbívoros em Minas Gerais

Declaração da imunização pode ser feita presencialmente ou pelo Portal do Produtor; doença é letal e não tem cura

Group of Nelore cattle standing behind a fence on a ranch with a forested backdrop.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) intensifica o alerta para que produtores rurais reforcem a vacinação contra a raiva em seus rebanhos. A doença, que não tem cura e é letal, pode ser transmitida para os seres humanos, configurando uma grave ameaça à saúde pública.

Segundo Daniela Lamas, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) em Minas Gerais, a vacinação continua sendo a principal forma de prevenção. “As vacinas podem ser adquiridas nas diversas casas agropecuárias cadastradas junto ao IMA”, destacou.

A coordenadora também reforça a importância da declaração da vacinação, que deve ser feita presencialmente em uma unidade do IMA ou pelo Portal do Produtor. Esse controle permite mapear áreas vulneráveis e planejar ações de combate com maior precisão, protegendo a saúde animal, humana e a economia rural.

Em caso de suspeita da doença, o produtor deve isolar o animal e informar imediatamente o IMA. Os sintomas mais comuns são salivação excessiva, dificuldade para engolir e andar, e comportamento apático.

Medidas de prevenção

O IMA realiza ações como controle de morcegos hematófagos, monitoramento epidemiológico, orientação técnica e coletas laboratoriais para detecção da raiva. Casos confirmados em herbívoros são imediatamente notificados à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), seguindo o conceito de saúde única, que integra ações de saúde animal, humana e ambiental.

Desmodus rotundus, espécie de morcego hematófago, é o principal transmissor da raiva para herbívoros no Brasil (foto: Reprodução /UPF)

O principal transmissor da doença é o morcego Desmodus rotundus, que se alimenta de sangue. O IMA orienta que qualquer morcego encontrado durante o dia ou em situação incomum não seja tocado e que o caso seja comunicado às autoridades.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *