A violência que os olhos não veem é o foco da campanha que vai para redes sociais

Em parceria com o ministério público o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social lançou, ontem, no Palácio das Artes, a campanha “A violência que os olhos não veem”. A proposta visa fortalecer as políticas de enfrentamento à violência contra mulher, no Estado.
Por meio de vídeos para redes sociais, cartazes, folders e cartilhas a campanha pretende difundir a mensagem de que nem toda violência deixa marcas visíveis, mas toda violência machuca. O foco é direcionado para violências psicológica, moral, patrimonial e sexual.
No ano passado, foram registrados em Minas Gerais 153 mil casos de violência doméstica e familiar contra mulheres. Uma média de 420 ocorrências por dia, sendo que 161 mulheres foram vítimas de feminicídio e 248 sobreviveram a tentativas. Em 2024 houve uma queda de 14% nos feminicídios em relação a 2023. No entanto foi registrado um aumento de 48% nas tentativas.
A campanha foi idealizada pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica. o objetivo é encorajar as vítimas de violência psicológica, que sofrem humilhação, ridicularização ou isolamento a denunciarem seus agressores.