CNPE coloca em pauta as novas regras de comercialização do gás natural da União

A inclusão na pauta de reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), das novas regras de comercialização do gás natural da União, incluindo as diretrizes para o uso do gás como matéria-prima na produção de fertilizantes nitrogenados, torna mais próxima a vinda do gasoduto para Uberaba. A reunião do CNPE será no próximo dia 5 de agosto.
Uma vez aprovada pelo CNPE as novas regras vão ratificar e estabelecer parâmetros aos artigos da MP que o governo federal publicou no último dia 11 de julho dispondo sobre a forma de comercialização do escoamento e processamento do gás natural da União. Esta medida abre as portas para o leilão de gás natural, o que possibilitará a implantação do gasoduto em Uberaba.
A Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S/A (TBG), empresa controlada pela Petrobrás, incluiu nos planos de investimento a rota Iacanga (SP) a Uberaba, perfazendo 300 quilometros de tubulação, um investimento de R$ 5 bi. A informação é do ex-prefeito Anderson Adauto que integra o Grupo de Trabalho de Minas e Energia. Este Grupo trata da implantação do gasoduto no Triângulo Mineiro tendo Uberaba como cidade modelo do Programa Gás para empregar.
“É a rota pela qual o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, espera cumprir sua entrega para Lula e Uberaba, viabilizando a expansão da infraestrutura para um polo gás-químico no Triângulo Mineiro – o ‘projeto piloto’ do Gás para Empregar”, ressaltou. Em abril, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira reiterou o desejo que o gás natural seja destinado à viabilização do polo de produção de fertilizantes e químicos em Uberaba.