Cortejo com 26 ternos de congada celebra cultura afro-brasileira em Uberaba

Desfile neste sábado (17) reuniu grupos locais e visitantes em homenagem ao 13 de Maio

A festa reuniu grupos de Uberaba e de cidades vizinhas em um desfile cultural até a Igreja São Domingos (foto: Rafael Ferreira)

Cerca de cinco ternos de congada participaram das celebrações do 13 de Maio em Uberaba, data que marca a abolição da escravatura no Brasil. As manifestações culturais começaram na última terça-feira e ganharam força neste sábado (17), com um grande cortejo reunindo 26 ternos de congada, moçambique e afoxé.

O desfile teve início por volta das 7h, com concentração na Rua Capitão Domingos. Os grupos seguiram pelas avenidas Guilherme Ferreira, Leopoldino de Oliveira e Doutor Fidélis Reis até a Igreja São Domingos, onde foi celebrada uma missa ao meio-dia, marcando o encerramento da programação.

Participaram do cortejo 20 ternos de Uberaba e seis de outras cidades mineiras, como Araxá, Patrocínio e Sacramento. A ação, promovida pela Fundação Cultural de Uberaba (FCU), integra as atividades do projeto “Sankofa – Revisitando o Passado e Fortalecendo o Futuro”, que busca valorizar a cultura afro-brasileira e reforçar a memória histórica.

Além do cortejo, a programação incluiu confraternização no Centro de Cultura Afro Sebastião Mapuaba, localizado no bairro Elza Amui, fortalecendo ainda mais os laços da comunidade com suas raízes culturais. As autoridades locais pediram compreensão da população em relação aos bloqueios temporários no trânsito, lembrando que eventos como esse fazem parte da identidade de Uberaba e merecem ser valorizados.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *