Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

China autoriza mais de 180 empresas brasileiras a exportarem café para o país

Medida tem validade de cinco anos e pode abrir novo mercado para o produto nacional

Decisão ocorre em meio à taxação do café brasileiro pelos Estados Unidos e amplia oportunidades no mercado asiático (foto: divulgação/ Marcello Casal/ Agência Brasil )

A China autorizou 183 empresas brasileiras a exportarem café para o seu mercado. A liberação passou a valer no dia 30 de julho e terá validade de cinco anos. O anúncio foi feito pela embaixada chinesa no Brasil e divulgado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

A decisão chinesa foi publicada no mesmo dia em que os Estados Unidos anunciaram a aplicação de uma tarifa de 50% sobre diversos produtos brasileiros — incluindo o café. A medida norte-americana entra em vigor nesta quarta-feira (6). Apesar de cerca de 700 itens terem ficado de fora da taxação, o café foi incluído, o que pode impactar diretamente o principal destino do produto brasileiro.

Em 2024, os EUA importaram 23% de todo o café exportado pelo Brasil, volume equivalente a mais de três milhões de sacas de 60 quilos. Já a China, atualmente na décima posição entre os maiores importadores, adquiriu 530 mil sacas no mesmo período — um número seis vezes menor que o dos norte-americanos.

Apesar disso, o mercado chinês apresenta potencial de crescimento. O consumo per capita no país é de apenas 16 xícaras por ano, enquanto a média global é de 240. Entre 2020 e 2024, as exportações líquidas de café para a China aumentaram em 13 mil toneladas.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *