Casos de dengue caem mais de 60% em Uberaba, mas número de mortes chega a 13

Município registra mais de 15 mil notificações desde janeiro e reforça ações de combate e atendimento à população

Município realiza operações com drones para combate ao Aedes aegypti (Foto: Lílian Veronezi/PMU)

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba registrou uma queda significativa nos casos notificados de dengue. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira (09), houve uma redução de 60,19% nas notificações entre os meses de março e abril.
Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, entre 2 de março e 5 de abril foram registradas 6.067 notificações da doença. Já no período entre 6 de abril e 3 de maio, os números caíram para cerca de 2.415 casos.

Apesar da redução, o número de mortes segue preocupando. Com a confirmação de dois novos óbitos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Belo Horizonte, Uberaba chega a 13 mortes por dengue em 2024. As vítimas mais recentes são um adolescente de 16 anos e uma mulher de 63, com registros ocorridos nos meses de março e abril.
Desde o início do ano, o município contabiliza 15.530 notificações, 2.352 casos confirmados e 13 mortes em decorrência da doença.

Ações de combate seguem intensificadas

A Prefeitura segue com uma série de ações de enfrentamento à dengue. O Centro de Atendimento à Dengue (CeDengue) funciona todos os dias, das 7h às 22h, para acolher pacientes com sintomas. As unidades básicas de saúde (UBSs) também estão realizando atendimento e testagem. Casos mais graves devem ser encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Agentes de Combate às Endemias continuam visitando os bairros para eliminar focos do mosquito e orientar moradores. O uso do fumacê também foi ampliado com mais veículos UBV circulando conforme o índice de infestação de cada região.

Além disso, a vacinação contra a dengue está disponível para crianças entre 10 e 14 anos, conforme diretriz do Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde reforça o apelo para que todos façam sua parte, eliminando criadouros do mosquito em suas casas.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *